A educação na construção da sociedade ideal
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 11/03/2020
"Educai as crianças e não será preciso punir os homens" - Pitágoras. (Não compreende a estrutura do texto)
Em virtude do cenário atual, analfabetismo funcional é quando pessoas alfabetizadas apresentam dificuldades ao interpretar textos simples, ou mesmo não conseguem resolver equações matemáticas consideradas nível fácil. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture as discussões e apresente a tese)
Evidentemente, o assunto tratado é mais problemático do que imaginasse (Reformule). Analise inicialmente que apenas 8% da população é capaz de entender e se expressar corretamente (Problemas na construção de sentido). Vários motivos podem contribuir para esta porcentagem, como, (Sem vírgula) ausência de campanhas ao incentivo à leitura; (Vírgula) ensino básico de baixa qualidade, dentre outros. (Desenvolvimento superficial)
Ademais, o governo também está relacionado às causas deste analfabetismo, ressaltando, (Sem vírgula) seu descaso na educação e a falta de políticas públicas para esta melhoria (Vírgula) focando em cursos e oficinas. (Articule as discussões apresentadas)
Retomando o que disse Pitágoras, é preciso considerar os projetos educacionais para solucionar este problema, e não precisar punir os homens. Ações voltadas ao bem da comunidade tem têm potencial de transformação da realidade, gerando ganhos para todos os envolvidos. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
