A alfabetização e participação escolar
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 11/03/2020
A alfabetização é um fator imprescindível na vida de um ser humano,ainda que está se reduzindo,os indíces de analfabetismo são preocupantes,principalmente quando se trata do analfabetismo funcional,fato que consequentemente ocorre com a falta da presença de crianças,adolescentes e jovens dentro da sala de aula. (Reestruture as discussões para melhorar a construção de ideias. Apresente a tese)
Dados educacionais medidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(PNAD)(IBGE/2008), (Sem vírgula) revelam que o número de analfabetos entre 10 e 24 anos caiu 8% entre 2007 e 2008, já o atendimento escolar cresceu de forma significativa o que justifica a redução do analfabetismo. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial)
Mesmo com esta redução, (Sem vírgula) muitas crianças e jovens ainda se encontram longe das escolas,a desmotivação pode ser um dos agentes causadores desta catástrofe,a falta de inovação,acolhimento e incentivo transforma o prazer de aprender em inseguranças e medo. (Abordagem superficial do tema proposto)
Além disso (Vírgula) a própia realidade desses alunos os impossibilitam, muitos jovens largam a escola para trabalhar e ajudar nas despesas da familia,também há aqueles que vivem nas zonas rurais,que constantemente pelas más condições das estradas e dos veículos que atuam no transporte escolar, (Sem vírgula) não conseguem ter acesso à instituição de ensino. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial do tema proposto)
Cabe aos governos monitorar e estar atento à presença dos alunos,manter estradas em dia,transportes revisados periodicamente, e às  as escolas e famílias motivarem as crianças e jovens a buscar pelo conhecimento,impondo inovações e atividades diferenciadas. Lugar de crianças e jovens é dentro da escola,aprendendo,evoluindo e superendo suas barreiras. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
