Analfabetismo funcional: um problema
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 05/03/2020
Analfabetismo funcional é aquele que apesar da pessoa saber ler e escrever,  (Melhore a construção de sentido) não sabe interpretar texto e não tem visão critica crítica. Isso atinge uma grande parcela das pessoas, sendo um problema recorrente. (Reestruture as discussões apresentadas, pois a abordagem está superficial. Apresente a tese)
O analfabetismo funcional vai além do grau de instrução mesmo tendo curso superior se ver essa deficiência e com advento das redes sociais e várias informações, muitas fake news, notícias falsas que circulam na internet, só piorou, pois pra essas pessoas, a dificuldades de discernir as notícias falsas das verdadeiras é ainda maior, correndo o risco de dissemir as fakes news. (Reelabore esse tipo de construção. Abordagem superficial do tema proposto)
Concluem-se Conclue-se que (Problemas na construção de sentido) preciso mais investimento na educação, a forma de educar tem que ser modificada, nas salas de aula tem têm que haver mais debate, entendimento de texto, que busque a visão critica dos alunos sobre diversos temas, para isso deveria  (Observe a conjugação) existir na grade escolar disciplina que desenvolvesse essa visão, além da forma de educar não somente dos professores, mas também dos pais país. (Reelabore as discussões e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 300 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
