Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 04/03/2020
“O ser humano é aquilo que a educação faz dele”.  (Reelabore) A frase do filósofo Immanuel Kant parece fazer alusão à necessidade do ser humano em ser educado (Reestruture essa ideia). Entretanto, essa necessidade nem sempre é completamente suprida, ocasionando em problemas como o analfabetismo funcional. (Abordagem superficial das discussões. Delimite e apresente a tese)
Entende-se por analfabetismo funcional a incapacidade que um indivíduo tem para interpretar textos considerados simples, mesmo sendo tecnicamente alfabetizados. Um dos motivos que torna isso uma realidade são os modelos de educação arcaicos (Problemas de concordância), que restringem a capacidade criativa e interpretativa dos sujeitos. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture as discussões)
É importante salientar que a problemática não se deve apenas à falta de educação escolar, pois é inquestionável a importância do trabalho conjunto entre pais e professores. (Não compreende a estrutura do texto)
Engana-se quem acredita (Evite esse tipo de construção) que pertence somente à escola o papel de alfabetizar corretamente os estudantes, visto que a leitura e interpretação está presente muitas vezes em situações cotidianas. (Problemas na progressão de ideias)
Diante dos fatos supracitados, é necessário que o Governo, através do Ministério da Educação (MEC) (Vírgula) insira modelos educacionais mais dinâmicos, que não tolham a capacidade criativa dos alunos. Outras medidas também devem ser tomadas, mas, (Sem vírgula) como disse o escritor Oscar Wilde: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias ao longo do desenvolvimento da redação. Delimite e articule mais as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 450 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
