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Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 02/03/2020
Desde sempre, (Sem vírgula) enfrentamos  (Evite ideia de primeira pessoa) um alto índice de analfabetismo no Brasil, podemos estipular que 1 a cada 4 brasileiros são alfabetizados devidamente (Apresente dados que possam comprovar). E temos os que são considerados analfabetos funcionais, que é um tipo de incapacidade para compreender pequenos textos, frases ou contas matemáticas. (Reelabore as discussões iniciais e desnvolva de acordo com a estrutura do texto. Apresente a tese)
O analfabetismo funcional pode se dividir em 3 níveis, que vai do 1° nível tratando-se de pessoas que compreendem somente frases, o 2° com pessoas que não conseguem tirar tantas conclusões após a leitura e o 3° que trata-se de pessoas com um entendimento mais amplo para leitura e cálculos matemáticos. (Problemas na progressão de sentido. Reelabore)
Infelizmente (Cuidado com a seleção lexical. Reveja elementos coesivos), nem todos tem  têm um bom acesso à educação e nem incentivo para continuar tentando, (Ponto final) A ação correta que deveria ser tomada é a criação de escolas com focos em pessoas que sofrem com essa incapacidade, ou até mesmo salas especiais, para que os professores pudessem dar uma atenção maior a essas pessoas e (Vírgula) assim, poderíamos pelo menos (Evite esse tipo de construção) diminuir o índice de analfabetismo que está presente no Brasil e em diversos outros países. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reelabore as discussões, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial, além de não respeitar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
