A eficácia de algumas medidas preventivas no combate a gravidez precoce
Gravidez precoce: um problema?
Enviada em: 12/02/2020
A gravidez precoce é considerada um problema de saúde pública, pois provoca riscos a saúde da gestante e do bebê. Além disso, tem alto impacto socioeconômico, uma vez que pode causar a evasão escolar das mães adolescentes. (As discussões precisam estar mais articuladas. Abordagem superficial do tema)
Recentemente, no Brasil, a ministra Damares Alves tem defendido a abstinência sexual entre os adolescentes como método para prevenção da gravidez precoce, baseado no modelo de políticas adotado pelos Estados Unidos, por volta dos anos de 1980, durante a emergência do contágio pelo vírus da AIDS, no governo de Ronald Reagan, que estava sendo cobrado por medidas preventivas de combate a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (Apresente a sigla) e gravidez precoce. (Evite períodos longos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento das discussões)
Contudo, pesquisas científicas (Seja mais específico), que investigaram o comportamento sexual das pessoas em diversos países, não observaram a relação entre o investimento em programas de abstinência sexual e a redução dos riscos de gravidez precoce, bem como para a incidência de doenças sexualmente transmissíveis (Reveja a escrita, pois é uma sigla). (Não compreende a estrutura do texto)
Dessa forma, a abstinência sexual não pode ser compreendida como uma medida absoluta de prevenção a gravidez precoce e a transmissão de doenças, a educação sexual, principalmente, em ambiente escolar ainda apresenta principal relevância para a quebra de tabus e conscientização dos adolescentes sobre o início da vida sexual. (Reelabore as discussões. Apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 320 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
