Os riscos da juventude
Gravidez precoce: um problema?
Enviada em: 12/02/2020
A gestação na adolescência é um grave problema na sociedade na sociedade brasileira. De acordo com a Organização das Nações Unidas (Apresente a sigla), em 2019, (Sem vírgula) o Brasil possuía uma taxa de 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino na faixa etária entre quinze e dezenove anos. O índice é maior que a taxa mundial, que corresponde a 44 adolescentes grávidas para cada grupo de mil. É inegável a necessidade de educar os adolescentes sobre a vida sexual, doenças e métodos contraceptivos. (Discussões pertinentes. No entanto é importante reestruturar as ideias para melhorar a construção de sentido)
Curiosidade, pressão social ou ímpeto natural são possíveis motivações que levam os adolescentes a praticar atividades arriscadas sem precaução (Reelabore essa ideia). Infelizmente, a taxa de fecundidade adolescente no Brasil aumenta conforme diminui a renda familiar; (Ponto final) É é perceptível que a parcela menos favorecida economicamente está mais suscetível a ocorrência de gravidezes precoces. (Melhore a progressão de ideias) Visto que esses adolescentes frequentam escolas, é possível reverter essas situações ocupando a energia e a curiosidade juvenil com atividades educativas extraclasse; visitas a museus, aplicações de simulados como desafio e atividades de ensino online. O aumento de atividades educativas é crucial para retirar do adolescente a oportunidade de cometer riscos em relações sexuais precocemente, de modo a transferir sua atenção para atividades produtivas. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)
Além disso, a menarca ocorre muito cedo no corpo da mulher. (Problemas na progressão de ideias. Reestruture) Algumas culturas consideram que após esta situação, a menina estaria pronta para ter relações sexuais. Todavia, é imprescindível a necessidade de reavaliação desses conceitos, pois a idade que a mulher pode engravidar sem correr risco de vida é entre os vinte aos trinta anos de idade. A jovem não está preparada para ter relações sexuais na adolescência, não só fisicamente, como também psicologicamente. O risco de gravidez é alto e a gestação pode não concluir seu processo, o que levaria a morte da mãe, do bebê ou (Vírgula) até mesmo, ambos. (Abordagem superficial)
Por conseguinte, é possível afirmar que o Estado necessita fornecer maior atenção para com a saúde feminina da adolescente, seja fornecendo instrução ou maior acesso popular a meios contraceptivos. Sem dúvidas, é visto que os adolescentes buscam atividades arriscadas (Evite esse tipo de construção), porém, através do apoio escolar, familiar e governamental, essa energia juvenil pode ser transferida para a educação, e a curiosidade, (Sem vírgula) ao aprendizado. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
