A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira
A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira
Enviada em: 13/01/2020
Conforme a tecnologia avança, mais fácil se torna o acesso à informação, entretanto, igualmente se torna mais fácil manipular as pessoas. Hoje em dia os meios de comunicação são os grandes formadores de opinião. É inegável a influência deles sobre os brasileiros. (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)
Um exemplo disso foi a eleição de 2018, onde grande parte dos eleitores escolheu o seu candidato com base em informações obtidas em redes sociais, sendo um exemplo disso o Facebook. Outro meio de comunicação que foi de fundamental importância para decidir as eleições foi o Whatsapp, um aplicativo de mensagens. Muitas pessoas informaram que na hora de escolher um candidato, levaram em conta matérias compartilhadas pelo aplicativo. (Articule o fato apresentado de modo mais direto) É válido ressaltar que muitas dessas informações eram falsas. Um importante exemplo de como esse tipo de influência pode ser perigosa e, sobretudo, preocupante, foi a forma como as eleições americanas de 2016 foram decididas através de 'fakenews' (matérias falsas), como já foi admitido publicamente. Um cenário alarmante! (Evite esse tipo de construção)
Isso apenas ressalta a facilidade com que as pessoas são manipuladas e os responsáveis pelos meios de comunicação sabem muito bem disso (Evite esse tipo de construção), se utilizando de um método bastante eficiente para influenciar um indivíduo a gostar de uma marca específica, ouvir determinada música ou consumir 'tal' produto. (Reelabore essa discussão) Tudo isso é feito através de 'spam', (Reelabore essa discussão) com o sujeito sendo bombardeado de publicidade todos os dias por meio de anúncios na TV, nas revistas e jornais, na internet... Ou seja, o tempo inteiro.
Combater esse tipo de problema não é algo tão simples, é preciso o esforço e a colaboração de todas as partes. As redes sociais deveriam ficar mais atentas ao tipo de conteúdo que é compartilhado nelas, principalmente nos links de matérias mentirosas, que visam enganar o leitor, e se certificar de que sejam retirados do ar. Se necessário, o Estado também poderia entrar com ações contra os responsáveis das notícias falsas, visando combater essa prática. E também é de fundamental necessidade que os usuários das redes aprendam a importância de confirmar a veracidade de algo, antes de compartilhar informações errôneas, contribuindo para a desinformação. Além de se conscientizarem sobre as várias formas de manipulação via publicidade que existem, para assim, quem sabe, diminuir a efetividade que essas propagandas têm sobre as pessoas no geral. (Reelabore a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam mais articuladas, além de delimitadas para melhorar o desenvolvimento das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
