Vacinar é proteger
A importância das vacinas para a sociedade
Enviada em: 03/10/2019
Quem ama protege, quem ama cuida, quem ama vacina (Evite esse tipo de construção). Uma frase simples, mas que tem grande importância na vida das pessoas. O ato de vacinar é um ato de se proteger e também de proteger a humanidade contra diversas doenças (Quais? Reestruture e desenvolva essa discussão). A vacina tem eficácia comprovada, previne enfermidades e em alguns casos erradica-as,  (Problemas na construção de sentido) como é o caso do sarampo que foi erradicado oficialmente do Brasil em 2016. Porém, com a falta de informação sobre a importância da imunização, a população não tem mais como prioridade a vacinação (Vírgula) e assim fica desprotegida causando a volta de diversas mazelas que já foram eliminadas. (Reelabore e desenvolva as ideias de acordo com a estrutura do texto)
A cobertura vacinal no Brasil está em queda nos últimos anos e preocupa autoridades sanitárias que temem o retorno de mais doenças erradicadas, como foi o caso do sarampo. O sarampo é uma doença infecciosa grave e contagiosa que apesar de ter recebido um certificado da eliminação da doença em 2016, voltou a registrar casos em 2018. (Discussão superficial das ideias)
Um dos motivos para o ressurgimento da doença é que por ser indicado duas doses para a eficiência da vacina, os pais geralmente não levam seus filhos para tomarem a segunda dose (Vírgula) e assim as crianças ficam desprotegidas (Reestruture essa ideia). Outra justificação justificativa é que muitos pais alegam que têm dificuldades de acessos aos postos de saúde, além da restrição da vacinação em horário comercial. (Abordagem do senso comum. Reformule)
O Ministério da Saúde lançou um programa de atualização da caderneta de vacinação que são oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil e é fundamental que os pais ou responsáveis compareçam aos postos de saúde aproveitando a campanha de multivacinação para imunizar seus filhos (Desenvolva a discussão de acordo com a estrutura do texto). Entretanto, não só as crianças devem ser imunizadas, mas também os adultos e idosos para que seja efetiva a proteção da sociedade. (Reestruture as discussões apresentadas)
Sendo assim, é importante ressaltar que as vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam. É de suma relevância que toda a população vacine (?). E (Vírgula) além disso, é necessário que o Ministério da Saúde (Vírgula) em parceria com a mídia e escolas (Vírgula) faça campanhas com o intuito de informar a população da importância das vacinas e da responsabilidade de proteger a sociedade dessas doenças, que mesmo algumas estando erradicadas, podem voltar caso não vacinem. (Formule a proposta de intervenção)
 
Dados correção tradicional
Existe um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reelabore e desenvolva os argumentos de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
