Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica
Enviada em: 19/09/2019
O aumento grandioso do número de focos de queimadas na floresta amazônica mostra um Estado omisso em suas políticas ambientais e o encorajamento de agentes agropecuários em aumentar seus territórios de cultivo. (Reestruture as discussões iniciais)
É possível observar que nos últimos dez anos o número de incêndios na floresta amazônica vem crescendo vertiginosamente, sem acompanhamento adequado dos poderes políticos (Reveja essa ideia). Um dos atos praticados pelos líderes governamentais - com o intuito de gerar riqueza em uma floresta que não possui recursos suficientes para o desenvolvimento da agricultura e pecuária - foi o afrouxamento do código florestal sobre as áreas reservadas para a conservação do ecossistema e bioma.
Com tal feito, grandes latifundiários, buscando aumento da produtividade, realizaram de forma de inconsciente o desmatamento de áreas que abrigam riquezas da fauna e flora da Amazônia; (Vírgula) transformando grande espaços de mata virgem em pastos para o gado. Outro fato importante para a grande irresponsabilidade ambiental é o escasso recurso financeiro que órgãos reguladores da área possuem para realizar feitos que controlem a situação de preocupação não somente ambiental e, também, social. (Abordagem superficial)
Portanto, com a grave expansão territorial sobre a floresta amazônica e o descaso governamental, a independência de órgãos reguladores ambientais e uma reserva do valor do PIB (Desenvolva a sigla) para a conservação ambiental, (Sem vírgula) traria para a sociedade a segurança e resultados de um país que busca um desenvolvimento sustentável. (Apresente a proposta de intervenção)
 
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 450 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
