Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica
Enviada em: 05/09/2019
"Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe, é que as pessoas perceberão que não podem comer o dinheiro." (Não compreende a estrutura do texto)
Amazônia é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil, corresponde ao um conjunto de ecossistemas que envolve a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, bem como a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo. A floresta (Vírgula) por causa de seu grande território e recursos (Vírgula) está sendo cada vez mais explorada, o desmatamento e as queimadas estão mais frequentes, e as políticas ambientais que deveriam proteger estão sendo flexibilizadas. (Reestruture as discussões)
Nesse sentido, as problemáticas em relação ao desmatamento e as queimadas são ainda mais preocupantes, a retirada da cobertura vegetal total para a expansão do agronegócio, agropecuária principalmente, compromete o ecossistema pois a vegetação nesse local não será mais a mesma, mesmo que aconteça o reflorestamento. Também há o impacto ambiental por causa da emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, principal poluente que causa o efeito estufa. (Reestruture as discussões)
Além do meio ambiente que sofre com a destruição e desequilíbrio, uma parte dos povos indígenas, cerca de 306 mil segundo IBGE (Desenvolva as sigla), que vivem na floresta também sentem o impacto. As demarcações de terras estão comprometidas, há cada vez mais invasões e ataques aos povos e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) mais destruição ao território de floresta por consequência da flexibilização das leis ambientais, e hoje, (Sem vírgula) a falta de recursos para fiscalização e medidas contra os criminosos. (Reelabore as discussões apresentadas. Como as ideias estão relacionadas com o tema? Reestruture)
Para que haja o desenvolvimento, e sustentável, precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) preservar pois são recursos renováveis até certo ponto, até não serem destruídos por completo, o governo, o Ministério do Meio Ambiente, manter as políticas públicas, e a sociedade, está por meio de denúncias, precisa ser consciente da importância do meio ambiente. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
