A fome como um reflexo da desigualdade social e do desperdício alimentar
Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil
Enviada em: 20/08/2019
Candido Portinari, célebre pintor modernista brasileiro, em sua tela “criança morta” retrata o sofrimento de uma família desnutrida, devido a fome, ao carregar o cadáver de um ente querido que sofreu com suas consequências. Apesar de ficcional, tal conjuntura possui grande probabilidade de acontecer, uma vez que segundo a FAO (fundação da ONU para alimentação e a agricultura) mais de 5 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Entretanto, o país ainda não apresenta políticas efetivas para o combate a desigualdade econômica e o desperdício de alimentos. Assim sendo, urge a necessidade de analisar as causas e consequências desta problemática.
Em primeiro lugar, cabe destacar que a desigualdade social no Brasil possui raízes históricas. Isso (Vírgula) porque, desde o século XV, com a colonização portuguesa, que a riqueza se concentra na mão de poucos proprietários (Reelabore essa ideia). Hodiernamente, a má distribuição se mantém como um problema, pois reflete diretamente para a questão da fome, já que as famílias que vivem em situações de extrema pobreza, (Sem vírgula) não conseguem custear a alimentação básica para a sobrevivência, uma vez que os impostos encarecem cada vez mais os produtos. Logo, é importante dispor de meios que resolvam esse impasse. (Discussões pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais articuladas)
Em contrapartida, dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontam que cada brasileiro desperdiça mais de 40 quilos de comida por ano. Isso (Vírgula) pois, não há compreensão para o aproveitamento integral dos alimentos, tornando-se uma situação contraditória, pois enquanto algumas pessoas passam fome, outras desperdiçam. Vale ressaltar que a solução deste problema influencia na diminuição do preço dos produtos, possibilitando que mais famílias possam consumir. Por isso, é notório um projeto de conscientização alimentar eficaz. (Delimite e articule mais as discussões apresentadas)
Assim sendo, medidas devem ser tomadas a fim de mitigar os impactos provocados pela desigualdade social. Dessarte, cabe ao ministério da economia criar um projeto de distribuição de renda, por meio de um plano tributário que comece a taxar o patrimônio do indivíduo, ao invés da mercadoria, com o propósito de diminuir o preço dos alimentos. Junto a isto, o Ministério da Educação deve criar programas de conscientização alimentar, por meio de palestras e atividades lúdicas, com o objetivo de tornar a população ciente dos problemas acerca do desperdício alimentar. Assim, poder-se-á impedir que o contexto retratado por Cândido Portinari continue sendo uma realidade de muitas famílias!
 
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
