Estômago vazio
Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil
Enviada em: 17/08/2019
É de extrema importância discutir sobre algumas questões relativas à fome no Brasil. Sendo que ela é um dos piores reflexos da desigualdade social, tendo em vista a condição degradante que muitos brasileiros ainda sofrem. (Reelabore as discussões e formule a tese)
   Um dos pontos de atenção em relação a uma das causas dessa situação é a falta de emprego. Sem ter como sustentar a sua família e a si mesmo, o indivíduo, muita das vezes, acaba se encontrando em uma triste realidade: não ter comida na mesa. Para sanar tal problema, (Sem vírgula) alguns acabam revirando lixos em busca de restos de alimentos — uma condição desumana. (Desenvolvimento superficial das discussões)
   Além disso, existem casos em que algumas pessoas, quando não há outra saída, cometem crimes como o roubo e furto. O que é natural, tendo em vista que a alimentação é uma necessidade básica de todos, e quem não a tem, consequentemente, age por instinto. (Reelabore as discussões apresentadas)
   Um problema social dessa magnitude é quase impossível de ser totalmente resolvido, visto que são inúmeros casos que ocorrem em uma imensa extensão territorial, se tratando do Brasil. (Reelabore as discussões e desenvolva mais os argumentos)
Mas é dever do Estado erradicar a pobreza e reduzir o máximo possível os casos dessa triste realidade. Deve-se também haver o incentivo, por parte da mídia, à criação e divulgação de mais campanhas e organizações, (Sem vírgula) que englobem todo o território nacional e, principalmente, as regiões mais carentes, com o objetivo de arrecadar doações financeiras e alimentícias. E o ponto crucial é a reflexão por parte dos cidadãos pensando no próximo para fazerem doações proporcionais aos recursos que possuem. (Reestruture a proposta de intervenção)
   
 
Dados correção tradicional
Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 450 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
