A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil
Enviada em: 24/05/2019
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro, No entanto, quando se observa a falta de importância e de acompanhamento do governo com os povos indígenas, (Sem vírgula) no Brasil, atualmente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejável na prática (Vírgula) e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela falta de responsabilidade de órgãos responsáveis de garantir os direitos desses povos, seja pela falta de políticas públicas.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causa do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles , a política deve ser utilizada de modo que , por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade (Em caso de citação, use aspas). De maneira análoga , é possível perceber que, no Brasil, a falta de investimentos nos órgãos que tem como virtude proteger os direitos desses povos vem ocasionando impactos principalmente nas suas áreas territoriais e também nas estradas não pavimentadas (Vírgula) dificultando cada vez mais o deslocamento desses povos. (Como essas ideias se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)
Outrossim, destaca-se políticas públicas como, por exemplo (Vírgula) transporte para facilitar o deslocamentos dessas tribos, como impulsionador do problema (Como assim?) . De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir é de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade (Em caso de citação use aspas). Seguindo essa linha de pensamentos , observa-se que também é necessário também alimentos e ferramentas de estudos como, (Sem vírgula) escolas para melhorar na educação desses povos. (Reveja as ideias apresentadas. Articule mais as discussões)
É evidente que, portanto, ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor . Destarte, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deve melhor na responsabilidade de segurança dos direitos desses povos, promovendo igualdade para todos. Como já dito (Vírgula) o pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, essas mudam o mundo (Em caso de citação use aspas). Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, (Sem vírgula) nas escolas palestras ministradas por profissionais que discutam o sobre o mecanismo de direitos desses povos , a fim de que tecido social se desprenda de certos tabus para que viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão. (Reformule)
Dados correção tradicional
Reveja as ideias apresentadas. É preciso que as discussões estejam ligadas ao tema. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
