A importância indígena
A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil
Enviada em: 06/05/2019
Os índios habitavam (e habitam) no território brasileiro muito antes dos exploradores europeus chegarem. Em comparação com a população de indígenas que aqui habitavam e, hoje em dia, podemos (Sem primeira pessoa) dizer que ela foi quase extinta. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reformule e apresente a tese)
Esses povos nos ajudam mais do que nós pensamos (Sem primeira pessoa), pois são eles que nos ajudaram (Sem primeira pessoa) e ajudam a manter nossas florestas vivas ainda, e como nós eles também são humanos e merecem respeito e o mínimo que podemos fazer é deixá-los com suas terras para manterem seus costumes e sua cultura. (Evite primeira pessoa. Reformule as discussões)
Mas hoje em dia infelizmente existem pessoas que não tem esse senso (Evite esse tipo de construção) e conhecimento do que os índios significam, e querem apenas retirar eles de suas terras para fazer dinheiro. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 220 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
