Os Índios e seus Direitos
A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil
Enviada em: 04/05/2019
Constantemente nos deparamos (Evite primeira pessoa) com notícias vinculadas ao povo indígena (Plural). Sua existência, (Sem vírgula) sempre foi de grande influência na história brasileira. Um povo guerreiro, que continua a lutar pelo seu espaço. (O desenvolvimento das discussões iniciais está limitado. Apresente a tese)
Os índios conhecem muito bem as florestas, a fauna e a flora do Brasil. Algumas tribos são de difícil acesso, por isso, não estão habituados com a civilização, e neste ponto a complexidade da comunicação aumenta. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Não deixe de exercitar a sua escrita)
Ao longo dos séculos os limites das terras indígenas têm diminuído, pois, com a evolução do país, a exploração das florestas foi inevitável. Nos dias de hoje, a exploração é vista de forma preocupante, sendo assim, foram implantados critérios de avaliação para preservar tudo que esteja no contexto histórico, cultural ou ambiental. (Reformule e desenvolva as discussões de acordo com o que foi proposto pelo tema)
Contudo, alguns índios estão ampliando seus horizontes estudando, aprendendo tecnologias e qualificando-se fora dos limites de suas tribos. Pois, (Sem vírgula) o aprimoramento de seu conhecimento possibilita aos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) lutarem pela preservação da sua cultura, seu espaço e sua história. (Reformule as ideias apresentadas. Apresente a proposta de intervenção)
 
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam estar mais relacionadas ao tema. Desse modo, elabore um projeto de texto capaz de garantir a progressão de ideias. Reveja a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 300 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
