O discurso de ódio nas redes sociais
Enviada em: 25/04/2019
As redes sociais possibilitaram que pessoas de diferentes cidades, regiões e países se conhecessem e disseminou a liberdade de expressão (Problemas na construção de sentido. Reestruture). Mas isso não segue um ideal, é comum ver comentários e vídeos incentivando comportamentos racistas, sexistas e xenófobos. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
Foi nas redes sociais que partiram as notícias de uma jornalista que sofreu comentários racistas e a filha de um ator também e um rapaz que entra numa mesquita armado, inclusive filmando ao vivo, para retirar a vida de várias pessoas (Problemas na construção de sentido). Outra coisa comum é a exposição da intimidade de outras pessoas, este acontece quase que diariamente sem o consentimento das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade). (As discussões precisam ser reestruturadas de acordo com a proposta do texto)
O autor do livro "As Armas da Persuasão" expõe uma pesquisa que, nos fatos citados anteriormente, outras pessoas que veem tais atitudes têm uma tendência a reproduzi-los, e assim gera-se um caos de grandes proporções. As mídias sociais realizam essa tarefa utilizando filtros de pesquisa e inteligência artificial, além do trabalho humano. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)
Por fim a prevenção não pode só ser feita nas grandes redes, esse debate deve ser feito , também, nas escolas preparando a juventude, que está tendo acesso cada vez mais cedo às novas tecnologias e, consequentemente, expostos a todo esse conteúdo que pode influenciá-lo. É importante atualizar e adaptar as leis para esses cenários, para que essas atitudes sejam punidas. (Proposta superficial. Reformule)
 
Dados correção tradicional
Elabore um projeto de texto e delimite as discussões que serão exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
