Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes da ação de grandes corporações?
Enviada em: 20/03/2019
Com o recente acontecimento em Brumadinho-MG, Brumadinho, Minas Gerais, podemos (Sem primeira pessoa) perceber como o descaso de corporações para com questões ambientais, (Sem vírgula) é grande. Além da fauna e flora, rios e construções, vidas foram perdidas. Vidas essas que independente de esforços, nunca voltarão (Evite construções clichês). Os estragos causados pela queda da barragem dificilmente serão reparados. Animais, plantas e pessoas foram afogadas em meio a lama e rejeitos. (Reformule as discussões iniciais. Delimite as discussões. Apresente a tese)
Essa tragédia, assim como outras, não pode ser prevista. Embora houvessem conhecimentos sobre os riscos, não foi possível prever o dia e horário com exatidão (Reestruture essa discussão). Se essas informações existissem, as pessoas poderiam ter se preparado para lutar pela sobrevivência. (Reformule. Delimite as discussões)
Esse não foi o único impacto ambiental causado por grandes corporações. Há um pouco mais de três anos, a barragem de Mariana também se rompeu, vitimando dezenas de pessoas. (Não compreende a estrutura do texto)
O Estado deveria (Deveria ou deve? Reflita) investir em uma política rígida de fiscalização e punição às empresas que representassem algum perigo a sociedade e ao meio ambiente. Pois (Vírgula) assim, os empresários e diretores destas teriam uma postura mais responsável e correta com a natureza (Vírgula) e os seres humanos que dela precisam para viver. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Delimite as discussões que serão desenvolvidas ao logo do texto, de modo que evite um desenvolvimento superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 450 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
