O papel da educação à criminalidade juvenil
A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?
Enviada em: 15/01/2019
É durante a juventude que o indivíduo tem a oportunidade de conhecer-se melhor, aprimorar suas preferências e preparar-se para a vida adulta. No Brasil, no entanto, milhares de jovens comprometem seus futuros buscando melhores condições de vida ao envolverem-se com a criminalidade. Neste sentido, convêm analisar as causas, consequências e possíveis soluções para essa problemática.
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, disse o educador Paulo Freire. Dessa forma, devemos (Evite primeira pessoa) diagnosticar o fenômeno da evasão escolar e o insuficiente investimento na educação como principais catalisadores dessa crise. (Discussões pertinentes, no entanto pouco exploradas. Reestruture e articule mais as ideias)
Como disse Rousseau, (Sem vírgula, use dois pontos)  “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”. Ao entrar no mundo da criminalidade, o jovem tem suas chances de ressocialização gradativamente diminuídas (Por quê? Explore essa discussão no texto), aumentando o tamanho desta fratura social. (Desenvolvimento superficial dos argumentos apresentados)
Com o propósito de dar fim a este problema, a população precisa pressionar o governo para que este invista seriamente em políticas públicas que visem diminuir a evasão escolar (Essa discussão tem de ser mais explorada ao longo do texto), criando mais oportunidades e melhores perspectivas de um futuro longe da criminalidade. (Reestruture a proposta de intervenção, uma vez que está superficial)
 
Dados correção tradicional
As ideias apresentadas ao longo do texto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 550 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
