Os prós e contras do uso de agrotóxicos
O uso de agrotóxicos no Brasil
Enviada em: 20/09/2018
O uso de agrotóxicos no Brasil é um tema que está tendo bastante repercussão (Por quê? Desenvolva essa discussão no texto). Agrotóxicos ou pesticidas são produtos usados para o combate à pragas em plantações, sem eles existem grandes problemas com pragas, porém, (Sem vírgula) eles podem causar muitos problemas ao meio ambiente e à saúde humana. (Use sinônimos para resgatar o sentido no texto. Além disso, reestruture as discussões e apresente a tese)
Todas as plantações podem ter pragas (Virgula) e sem proteção a perda de produtos é muito grande, o jeito utilizado para lidar com esse problema é o uso de pesticidas que previnem um ataque de uma determinada praga à plantação. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Porém os pesticidas podem contaminar o solo, as águas e o ecossistema da região, causando até a extinção de várias espécies (Seja mais específico ao apresentar essas discussões no texto) e a inutilização de solos e fontes de água como rios e lagos. (Desenvolvimento superficial)
Com a contaminação das águas, solos e até às vezes (Problemas na construção de sentido) os produtos muitas pessoas se contaminam, podendo ocorrer a contração (Reformule) de várias doenças como o câncer. (Não compreende a estrutura do texto)
Resumindo (Evite esse tipo de construção), sem eles as colheitas rendem menos e os preços sobem (Vírgula) e com eles há a chance dos consumidores e o meio ambiente saírem prejudicados. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)
 
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Além disso, reveja elementos coesivos para melhoras a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 270 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
