Doenças sexualmente transmissíveis: Um mal do século XXI
Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?
Enviada em: 16/08/2018
Considera-se Doenças Sexualmente Transmissíveis (Vírgula) ou DSTs (Vírgula) as doenças causadas pelo ato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa contaminada, essas doenças também são transmitidas pelo mal uso de seringas ou pela transfusão de sangue (Vírgula) ou pode passar da mãe para o bebê. (Desenvolva mais as disccussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
Muitas dessas doenças não apresentam nenhum sintoma (Quais delas?), como os portadores não sabem que estão infectados, acaba se manifestando silenciosamente e o tratamento requer paciência (Vírgula) já que é muito lento, já em outros casos (Quais?) ela aparece com vários sintomas e se for descoberto (Vírgula) o quanto antes, mais chance tem de cura, outros ela aparece muitos anos depois. (Problemas no desenvolvimento das ideias apresentadas. Reestruture e explore mais as discussões)
As causas são várias, bactérias, fungos, etc. Alguns jovens preferem ter relações sexuais sem fazer uso da camisinha. Pessoas com pouca informação sobre a doença são as que mais se infectam. Se não for tratada, pode causar câncer ou até levar à morte. (Desenvolvimento limitado das discussões apresentadas)
Portanto, observa-se manter atualizado quanto as doenças venéreas é muito importante para se prevenir (Problemas na construção de sentido), atualmente pode-se buscar informações em postos ou no Sistema Único de Saúde o (SUS) onde não cobram nada por isso e usar sempre preservativos. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reformule as discussões apresentadas, explore mais as ideias para sair da superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 300 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
