Incompreensão contínua
O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?
Enviada em: 02/07/2018
No filme “ Bullying: Provocações sem limites” , o jovem protagonista comete suicídio para escapar da depressão causada pelas agressões físicas e psicológicas que sofria. A obra ilustra com clareza como os jovens, hodiernamente, encontram no suicídio uma forma de libertação de seu sofrimento e evidencia a urgência da discussão acerca dessa problemática.
Primeiramente, é preciso entender que o suicídio é o resultado de um processo contínuo de depressão. Esta, causa desestímulo existencial, baixa autoestima e advém de fatores como o supracitado bullying nas escolas ou na internet (Vírgula) e problemas para lidar com sua sexualidade (Cuidado com a ambiguidade). Tais motivos, (Sem vírgula) se alinham à incompreensão social (Vírgula) e sentindo-se rejeitados e ignorados, os jovens depressivos se inclinam para o suicídio como medida escapatória à sua opressão. (Desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Ademais, cabe aos familiares e à sociedade diminuir a suscetibilidade do jovem ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é possível prevenir 90% dos casos se houver auxílio ao jovem que vem passando por depressão. Essa estatística reforça a ideia de que o amparo emocional é uma boa estratégia para combater esse preocupante quadro. (Desenvolvimento superficial das ideias)
Portanto, faz-se necessário a promoção de campanhas de prevenção pela mídia, como o setembro amarelo, criado em 2015 (Vírgula) e que requer divulgação expansiva, visando atingir toda população brasileira e (Vírgula) com isso, colaborando para a discussão profunda do tema. Ademais, cabe ao Ministério de Educação (MEC) promover debates e palestras nas escolas, com maior direcionamento à pais e professores, para que se tornem acolhedores, ouvintes e protetores dos jovens com depressão, mitigando um mal enraizado no Brasil e no mundo. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de inervenção)
 
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema. No entanto, precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
