Correntes do passado
Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente
Enviada em: 10/05/2018
Quinhentos anos após serem escravizados e menosprezados por portugueses e espanhóis, os negros ainda sofrem consequência e veem resquícios do passado (Vírgula) sendo vítimas de racismo e continuando sem voz e oportunidades. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
O Brasil é considerado por muitos um país de diversos povos e culturas, porém apesar da maioria de sua população ser composta por negros e pardos, cerca de 55%, estes ainda são minorias no ensino superior, sendo necessário o uso de cotas raciais para se atingir a igualdade. Ao contrário disso, os negros são maiorias nos presídios brasileiros, nas periferias e principalmente nos índices de violência. Atualmente, a cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negros, e os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) possuem uma chance 23,5% maior de sofrer com a violência. As taxas de analfabetismo também são maiores entre negros, consequentemente o desemprego e a pobreza os afetam, aumentando as dificuldades. (Delimite os argumentos e os desenvolva no texto)
Isto dito Portanto, não restas dúvidas (Evite esse tipo de construção) da necessidade e importância de lutar contra o racismo e desigualdade, inserindo o negro nas escolas e gerando oportunidades, aumentando suas chances de sair da miséria e desemprego e ser afastado da violência. Devemos (Evite primeira pessoa no texto) dar voz e espaço aos negros, e lembrar constantemente que somos todos iguais. (Reestruture. Proposta superficial)
 
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que há problemas no desenvolvimento. Além disso, articule mais as ideias apresentadas, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 300 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
