O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?
Enviada em: 13/03/2018
Atualmente o projeto de liberação do porte de armas está sendo bem discutido. De um lado aqueles que apoiam o avanço, (Sem vírgula) porque devolve o direito do cidadão de legítima defesa, por outro querem o desarmamento, pois afirma quanto mais armas, maiores atos de violência. (Desenvolva mais e apresente a tese)
Na sociedade atual as pessoas andam nas ruas em alertas com medo de ser abordada por algum assaltante. Aqueles a favor do avanço acredita diminuir a criminalidade, pois o ladrão vai perceber que a vítima está armada e pode reagir o assalto. (Delimite os argumentos e desenvolva mais)
Convém lembrar ainda que a cidadão em favor do retrocesso (Como assim? Reestruture). Pressupõe que quanto mais armas maior será acidentes domésticos. Com uma pistola dentro de casa aumenta chances de assassinatos, atos de violência, a arma pode cai em mãos erradas e o indivíduo pode cometer suicídio por problemas pessoais. (Reformule e desenvolva mais)
Dessa forma, para o país conseguir avançar a liberação, o governo deveria ter obrigação de criar mais leis severas e punição dos criminosos, além disso, as escolas poderia devem investir em projetos educacionais com objetivo de educar melhor crianças e adolescente para tirá-los da rota do crime. (Proposta superficial)
 
Dados correção tradicional
Desenvolva mais e reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
