Direitos não devem ser utópicos.
Equidade de gênero no Brasil: um desafio?
Enviada em: 13/02/2018
O Brasil não é exemplo quando se trata de equidade de gênero, entretanto esse objetivo não é utópico. (Desenvolva o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Assim como a Islândia, primeira colocada em questão de igualdade de gênero pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), a nação brasileira pode ter progresso, exercendo medidas sociais e legislativas contra essa desigualdade que há no país. (Discussão limitada)
Na pesquisa realizada pelo WEF (Vírgula) o Brasil ocupa a nonagésima posição, um dos motivos é a desigualdade salarial, a mulher pode receber até trinta por cento a menos que o homem, mesmo exercendo a mesma função (Apresente impactos sobre isso no texto). Há casos em que ocorre o preconceito com mulheres em relação à algumas funções, o que desvaloriza as mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) no mercado de trabalho.
O aumento da inserção de mulheres no mercado de trabalho não faz com que as tarefas domésticas sejam justamente divididas entre ambos os gêneros, elas continuam sendo as responsáveis pela casa e pelos filhos, o que pode comprometer seu rendimento no ramo profissional, aumenta seu desgaste físico e mental podendo comprometer também sua saúde. (Discussão limitada)
Há medidas que podem ser implantadas tornando a equidade de gênero mais próxima à realidade brasileira. Assim como a Islândia, a política nacional pode executar uma lei exigindo igualdade entre os gêneros nas empresas (desde micro à macro), criando também cotas femininas para que as mulheres conquistem seu espaço em qualquer ramo profissional e punindo àqueles que não cumprem a lei com multas. Para as mulheres que além da carreira profissional tem responsabilidades domésticas, implantações de novas creches e pré-escolas serão úteis exigindo menos das mães e tornando a saúde mais estável para as mesmas.
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (sobretudo o parágrafo de introdução). Elabore um projeto de texto, pois as discussões estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 500 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
