Combatendo a desigualdade com exemplos
Equidade de gênero no Brasil: um desafio?
Enviada em: 10/02/2018
A ideia de igualdade de direitos dos gêneros surgiu séculos atrás (Vírgula) e mesmo após tanto tempo é possível verificar discrepâncias em diversos setores da sociedade, da economia à política. A divisão de atividades, tendo o homem como centro da família e a mulher como cuidadora do lar, não demonstra mais a realidade. O avanço foi gradual e constante, porém ainda insuficiente. (Ótimo parágrafo de introdução)
A sociedade como um todo não sabia lidar com tal avanço (Por quê? Desenvolva no texto) e por isso as mulheres começaram a ser aceitas em profissões consideradas maternas (Quais são essas profissões? Cite-as no texto) ou mesmo detalhistas e delicadas como professora, pintora, enfermeira e secretária. Mesmo mostrando-se competente nessas áreas, a aceitação em cargos de comando, por exemplo, não era boa (Por quê?). E ainda, quando aceita, o reconhecimento não existia, independente do esforço.
Empresas que buscam o melhor profissional, independente do gênero, com igualdade salarial, bônus por metas e uma carreira a ser trilhada, tornam-se mais atrativas e acabam por incentivar outros estabelecimentos a seguir o mesmo caminho para não perder bons empregados (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Isto mostra como o exemplo de uma empresa afeta positivamente o mercado ao seu redor.
Os resquícios da sociedade patriarcal impedem a equidade salarial, por exemplo, pois muitos homens sentem-se intimidados (Por quê?) com algo que deveria ser natural. Isso mostra o quanto o governo é importante para fortalecer a igualdade de gênero, estabelecendo normas e leis que possam coibir empresas que oferecem oportunidades iguais com vencimentos diferentes aos gêneros ou impedem o crescimento profissional de qualquer funcionário. (Desenvolva a proposta de intervenção)
 
Dados correção tradicional
Desenvolva mais os argumentos apresentados no texto, pois estão limitados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 550 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
