O desafio da equidade de gênero
Equidade de gênero no Brasil: um desafio?
Enviada em: 04/02/2018
Em 1988, quando a Constituição Federal do Brasil estabeleceu em seu 5º artigo a relação jurídica de igualdade de gênero, que tem como teoria a igualdade de homens e mulheres, afirmando que, (Sem vírgula) todos têm tanto os mesmos direitos quanto as mesmas obrigações. (Desenvolva mais. Apresente a tese)
Entretanto, no ano de 2017, pesquisas feitas revelam que apesar de toda estrutura criada para quebrar o dogma da desigualdade, o Brasil caiu 11 posições no ranking de combate a desigualdade. Pelos cálculos realizados, seriam necessários cerca de 100 anos para a anulação total de tal controvérsia. (Desenvolva o fato)
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar o respeito ao gênero, (Ponto final) Convém, portanto, que o Ministério da Justiça juntamente com o Ministério da Segurança pública,criem estratégias capazes de progressivamente anular tamanho desrespeito á a população brasileira o mais rápido possível. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Embora apresente fatos no texto, não desenvolve. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
