Equidade de gênero no Brasil: um desafio?
Enviada em: 03/02/2018
“Ninguém nasce mulher, torna-se”, (Ponto final) Simone de Beauvoir alertara: nenhum conceito é uma verdade preexistente, é meramente uma construção social, por este motivo podem ser superados. Por séculos a tirania masculina é inegável; o despotismo de gênero predominou, a desigualdade sobrelevou; uma afronta aos códigos humanitários. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução)
Na modernidade (Vírgula) o conceito de “mulher” (figura biológica) ainda recua a definição primitiva: manter a prole e oferecê-la alento, o que confunde-se, imperativamente, com o dinamismo do mundo ocidental (Desenvolva mais essa ideia no texto). As diferenças factuais entre os gêneros são apenas aspectos biológicos, unicamente gametas, estrutura e porte físico, diferenças naturais em todos os filos, ainda permanecem ao exato mesmo grau de evolução.
Tão somente ao período entre guerras (1918-1939) a participação feminina na construção factual da sociedade tornou-se clara e visível, enquanto grande parte dos homens em idade militar estavam ao fronte, mulheres tornaram a máquina de guerra ativa, ipsis litteris, em todos as áreas outrora masculinas, mulheres assumiram seus postos, demonstrando capacidade insigne e mantendo o esforço de guerra. Ainda assim, na conquista de espaço ainda falta-lhes semelhança e a disparidade de legitimidade imanente ainda é tardia. A equidade é visível embora muitos recusem-se se recusem a vê-la (Ponto final)
Sob tais hipóteses, afim a fim de diminuir tais diferenciações é necessário tornar, por meios legais, o delito a práticas que suprimam os gêneros. Leis, por parte do poder legislativo, que estabeleçam as análogas remunerações para as mesmas funções, formação e carga horária é indispensável. A sentença de Beauvoir então poderá assumir o sinônimo positivo, não mais negativo. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
 
Dados correção tradicional
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
