Desigualdade social e os frutos para a sociedade
A desigualdade social no Brasil: causas e consequências
Enviada em: 17/09/2017
A desigualdade social – fruto da disparidade em relação à distribuição de renda – é uma realidade muito visível no Brasil. Presente em todos os países, mas com marcas mais profundas nos países subdesenvolvidos, esse problema pode ser subdividido em: desigualdade de oportunidades, financeira, de renda entre outras. Mesmo tendo diferentes faces, a desigualdade tem, como origem, uma educação fraca e uma formação deficiente do cidadão.
Primeiramente, a falta de uma educação de qualidade – que é a realidade de grande parte das escolas públicas – é elemento criador do problema. Com uma formação limitada, resta aos jovens (e aos pais) suplementar as lacunas da educação gratuita: se a aula de inglês é fraca, suplementa-se com cursos; se a formação em exatas é insuficiente, recorre-se ao professor particular. Porém, essa opção acontece nas famílias com melhores condições financeiras.
Posteriormente, essa má formação acadêmica e humana refletirá na busca por melhores oportunidades ou empregos. Gera-se, dessa forma, um ciclo: os que melhor se prepararam –seja por conta da condição financeira ou por esforço desmedido- obterão as melhores vagas/condições. (Discussão limitada. Desenvolva mais a ideia apresentada neste parágrafo)
Em suma, percebe-se que esse ciclo mantém a desigualdade social e, consequentemente, por conta das diferenças sociais (oportunidades, condições e qualidade de vida) os índices de violência tendem a aumentar. A solução para quebrar esse ciclo deve acontecer por meio de reformas na educação: professores mais preparados, alunos mais interessados e dedicados e cursos extracurriculares fazendo parte da grade curricular (Soluções superficiais. Desenvolva mais). Vale salientar que nos países (Dê exemplos) com baixo índice de desigualdade, nota-se que a formação escolar e social é bem nivelada e acessível a grande parte da população, o que está intimamente ligado com melhores condições de vida e menor índice de violência.
 
Dados correção tradicional
O texto apresenta boas ideias, mas precisam ser mais desenvolvidas para que não fiquem superficiais no texto. Continue exercitando a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 650 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
