A desigualdade social no Brasil: causas e consequências
A desigualdade social no Brasil: causas e consequências
Enviada em: 11/09/2017
A desigualdade social é um problema presente na maioria dos países da atualidade (Ficou estranho). Este fenômeno afeta países pobres e ricos. Em geral, ela decorre da má distribuição de renda e da falta de investimentos na área social. No Brasil, apesar da redução da pobreza nos últimos 10 anos (Vírgula)  é possível constatar que a desigualdade social ainda é muito presente nas cidades.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010 o Brasil aparece com o 3º pior índice de desigualdade no mundo. Ainda, de acordo com a ONU (Vírgula) as principais causas de tanta desproporcionalidade social são: a falta de acesso à educação de qualidade, uma política fiscal injusta, baixos salários e dificuldade da população em acessar os serviços básicos oferecidos pelo Estado, como saúde, transporte público e saneamento básico. 
Nesse sentido, o Brasil sendo uma nação de dimensões continentais e riquíssimo em recursos naturais apresenta uma triste contradição, a de estar entre os dez países do mundo com o PIB (Produto Interno Bruto) mais alto e, por outro lado, estar entre os 10 países com maior índice de disparidade social. A riqueza se concentra nas mãos de 0,5% da população. (Discuta mais as consequências desses fatos na sociedade, uma vez que está limitado)
Para reduzir a desigualdade social e criar um país mais próspero e pacífico é preciso que o governo implemente políticas públicas (Quais?) que diminuam a influência do capital. Os impostos devem ser progressivos. Quem ganha mais, paga mais. Nesse contexto, torna-se necessário criar um imposto anual sobre o patrimônio dos mais ricos.
Dessa forma, as políticas econômicas devem se concentrar em aumentar os salários e qualidade de vida dos 20% mais pobres da população. Aumentar a proteção dos trabalhadores. Reforçar a receita da classe média, mais gente com dinheiro no bolso, mais gente consumindo, mais produção e mais emprego. (Reestruture)
 
Dados correção tradicional
Discuta mais as ideias que são apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 500 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
