A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?
Enviada em: 23/08/2017
Muito se tem discutido, recentemente, sobre a proposta da reforma trabalhista da Constituição Federal sancionada pelo atual presidente Michel Temer. Essa reforma trará mudanças relacionadas ao trabalho como o tempo de descanso diminuído e o deslocamento do empregado até o trabalho que até então era considerado na sua carga horária (Vírgula)  e evidentemente trará prejuízos ao servidor. (Desenvolva mais)
Os trabalhadores que moram em regiões mais afastadas e dependem de transporte público para a sua locomoção (Vírgula) podendo levar até algumas horas para chegar ao seu local de trabalho, tinham o seu tempo de deslocamento considerado como horário de trabalho (Como assim?), o que agora com a mudança não ocorrerá mais, ou seja, um grande prejuízo para aqueles que não têm condições de recorrer a transportes mais rápidos. (Reveja as ideias apresentadas neste parágrafo)
Outra modificação se dará ao tempo de intervalo do empregado, (Sem vírgula) destinado a alimentação e descanso do mesmo (Use somente quando houver sentido de igualdade), onde em que quem trabalhava 8 horas seguidas teria direito para isso de no mínimo 1 hora, que é considerado suficiente e agora esse tempo se reduz a apenas 30 minutos, tempo que evidentemente não satisfaz os dois pontos a que se destina. (Pouco desenvolvimento da ideia apresentada)
Levando em consideração esses aspectos, fica claro que essa modificação trará prejuízos aos trabalhadores e para que isso não ocorra, ou pelo menos diminua os malefícios, é necessário que a população se mobilize e através de seus representantes políticos municipais e/ou estaduais solicite conversações sobre o assunto considerando a opinião dos prejudicados antes que se confirme qualquer mudança. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
O desenvolvimento de ideias, no texto, está limitado ao senso comum. Apresente fatos que ajudem a construir o seu pocionamento acerca do tema. Continue exercitando a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
