Recuperação carcerária
Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro
Enviada em: 15/01/2017
Atualmente, prender bandidos não está resolvendo no Brasil. Além da superlotação dos presídios, a falta de uma gestão mais efetiva só tem agravado a situação. A transferência de presos para outros presídios tem sido uma de muitas ações ineficazes. Mas será possível chegar em [a] uma solução eficaz?
Um dos acontecimentos recentes mais absurdos que mostrou [mostram] a ineficiência administrativa e a falta de comunicação dentre [entre] os órgãos competentes da segurança brasileira foi a notificação da fuga de um presidiário que sempre esteve em sua cela.
Pesquisas recentes concluíram que mais da metade nos presos são reincidentes, e destes reincidentes, grande parte são jovens entre dezoito e vinte e cinco anos.
A criação de medidas socioeducativas junto com [e] incentivos à qualificação e empregabilidade dos ex-detentos seriam um grande passo para diminuir o número de reincidentes, além de auxiliar na reestruturação da economia brasileira, ou seja, é uma das melhores opções para se começar a restabelecer o sistema carcerário brasileiro.
Dados correção tradicional
O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
