Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Enviada em: 08/11/2016
A intolerância religiosa é proviniente [proveniente] da pretensão instalada na sociedade brasileira. O respeito é algo indispensável para se obter um convívio harmonioso entre as pessoas. Além disso, com a globalização, ficou mais fácil praticar atos de violência contra indivíduos de outras crenças religiosas.
A Revolução Técnico-científico-informacional possibilitou a comunicação de pessoas de diferentes países e um acesso mais fácil à cultura de outros povos, devido a [à] implantação de redes de telecomunicação e por causa do surgimento da internet. Em compensação, a globalização permitiu a disseminação mais rápida de ideias que incentivam a intolerância religiosa e que tratam uma determinada religião como verdade absoluta. Esse tratamento ocorreu, por exemplo, com o catolicismo no período da Santa Inquisição.
                 É normal ver nas redes sociais (facebook, por exemplo) discussões, [sem vírgula]  cujo o assunto envolve crenças e dúvidas em relação a [à] criação do mundo e quem o criou. Determinadas discussões transformam-se em situações de desrespeito entre os indivíduos, devido a [á] pretensão de alguns cidadãos brasileiros que não conseguem perceber que religões ou teorias científicas são subjetivas. Vale também ressaltar que as agressões verbais são provinientes [provenientes], também, do abuso da liberdade de expressão. 
Sendo assim, é necessário mais rigor das leis brasileiras na internet para impedir crimes de aversão e incentivar a população a denunciar agressões verbais e físicas dessa natureza. É vital, também, investir em palestras de conscientização com o objetivo de fazer com que cada cidadão brasileiro respeite a religião do seu próximo e trate esse assunto como algo subjetivo.
Dados correção tradicional
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
No entanto, a primeira frase destacada no primeiro parágrafo está vaga (pretensão a quê?). A segunda não foi provada/confirmada ao longo do texto, pois não se mostrou como a globalização nfluencia atos de VIOLÊNCIA.
Continue lendo e escrevendo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 750 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
