O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 24/08/2016
As Olimpíadas e as Paralimpíadas Rio 2016 deixou deixaram legados como infraestrutura,mobilidade urbana  e estímulo a à prática esportiva, principalmente entre os jovens.O esporte  é uma ferramenta de inclusão social e de formação de valores indispensáveis  para a socialização,além de proporcionar melhor qualidade de vida.
A prática do esporte pode transformar a vida de jovens e adultos ,estimulando a superação de barreiras e limitações.Além disso,ele atua como fator de inclusão e de construção de valores fundamentais como autoestima e coletividade, principalmente entre os portadores de deficiência, que na maioria das vezes se sentem excluídos socialmente,quebrando, assim,o censo comum de atletas idealizados.
Destaca-se ainda a importância do esporte na prevenção de doenças como a obesidade, que afeta 51% da população brasileira,segundo levantamento do Ministério da Saúde.A prática de exercícios físicos auxilia no combate ao stress,ansiedade e de doenças crônicas.O sedentarismo é um dos principais vetores desses distúrbios.
Levando em consideração esses aspectos,é imprescindível  que o Governo, em parceria com as escolas estimulem a prática desportiva,promovendo a inclusão social dos estudantes,juntamente com Instituições que apoiem e invistam  em projetos socioeducacionais através do esporte.A mídia também deve contribuir enfatizando campanhas que  incentivem atividades físicas.Assim ,o esporte, aliado a à educação,pode ser um caminho de transformação da sociedade.
Dados correção tradicional
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma abordagem mais aprofundada sobre o assunto. proposto.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 850 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
