Esporte como ferramenta de renovação
O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 23/08/2016
Com a estratificação do modelo socio-econômico socioeconômico capitalista, em evidência do século XIX ao XX, houve a implementação de uma lógica consumista e competitiva que, de forma intrínseca, provocou a disputa dos Estados europeus por recursos naturais, ocasionando conflitos que culminaram na Primeira Grande Guerra Mundial. Dessa forma, no século XX, o esporte foi utilizado como meio para promover a paz mundial, através dos Jogos Olímpicos.
 
As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, com o objetivo de estabelecer acordos diplomáticos entre as Cidades-Estado da época. Outroassim, na Idade Contemporânea, a Organização das Nações Unidas viabiliza, em intervalos de quatro anos, os Jogos Olímpicos, pois usa-os como ferramenta de sincretizar diversas culturas em um mesmo local, para que haja o respeito à diversidade. Tal atitude é devido em meados da primeira metade do século XX, a xenofobia se tornar preponderante, por causa  da lógica excludente de raça, evidenciada no III Reich alemão.
Por outro lado, a prática esportiva pode, também, melhorar a condição de vida da população em um país, como o Brasil, que desenvolveu políticas educacionais que visam a implementação dos esportes em todas as escolas brasileiras. Ademais, a expectativa de vida da população aumentou, porque programas sociais como a Academia Popular, priorizada aos idosos, garantem uma melhor qualidade de vida à essa população. Contudo, nem todos os ambientes escolares são beneficiários desses direitos, há escolas que não possuem infraestrutura completa para propiciar aulas regularmente e nem professores formados na área.
Por conseguinte, a prática esportiva é de notória eficiência no que tange à paz mundial e qualidade de saúde da população brasileira. Em vista disso, o Governo Federal deveria ampliar as infraestruturas de qualidade nas escolas através de repasses destinados à construção de quadras poliesportivas e material didático, que visam aulas bem elaboradas e a inclusão de todos os alunos. Outroassim, poderiam ampliar as Academias Populares, através de repasses às Secretarias de Ação Social do municípios, para que esse projeto atinja quase toda a população idosa do Brasil.
Dados correção tradicional
O texto aborda o tema "esportes", mas não o que podemos aprender com eles, o que era a chave da questão.
Fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 0 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
