Esporte e saúde
O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 22/08/2016
     Falta de tempo e correria do dia a dia fazem com que o homem deixe de praticar esporte, mas esporte é saúde física e mental. As pessoas estão estressadas, sedentárias e doentes, pois esses são os sintomas da falta de atividades físicas. 
     Devido a à ganância desse mundo capitalista, elas deixam cada vez mais de praticarem esportes; estudos, no entanto, revelam que pessoas ativas fisicamente não apresentam colesterol, doenças crônicas, stress e ansiedade. Para saírem, progressivamente, do sedentarismo, é fundamental um cronograma regular de atividades físicas, a fim de adquirirem flexibilidade corporal, força múscular, capacidade funcional e bons hábitos alimentares. 
     Quando esportistas vão à academia, normalmente estão atrás de resutados estéticos; a prática de esportes, porém, também é saudável para saúde mental. Relatos de praticantes afirmam que, após o início dessas atividades, começaram a dormir com facilidade, o sono é mais profundo e acordam dispostos. Essa afirmação é comprovada cientificamente. Porque, depois de se exercitarem, as pessoas sentem a sensação de serenidade. 
     Portanto, percebe-se que é preciso uma mudança de hábito para que sejamos uma sociedade saudável. Para alcançar esses objetivos, precisamos de força de vontade e coragem. Se isso não acontecer, seremos uma sociedade enferma. 
Dados correção tradicional
Fuga ao tema. Não se discutiu o que podemos aprender com a prática esportiva, e sim o contexto atual da atuação dos brasileiros perante a prática esportiva.
Atente-se à proposta. Fuga ao tema zera a redação do Enem e de outros processos seletivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 0 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
