O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 21/08/2016
Durante dois anos, o Brasil foi palco de dois dos grandes eventos esportivos do mundo. Isso trouxe pro país uma outra visão do esporte; (:) como caminho para a solidariedade e para uma vida mais saudável. 
A prática esportiva tem um grande papel na oportunidade de unir pessoas diferentes. Grande exemplo foi das duas atletas adversárias que caíram, levantaram e juntas completaram a prova nas Olimpíadas Rio 2016. (,) Mostrando que o esporte vai além de uma competição em busca de medalhas e reconhecimento.
Além disso, o esporte é capaz de trazer inúmeros benefícios a quem os praticam. Nos mostra que através dele, pode-se aumentar a expectativa de vida, desestressar, melhorando o comportamento, postura, entre outras melhorias. 
Visto que a prática esportiva tem muito a acrescentar, as escolas, como órgãos de formação dos indivíduos, deveriam incentivar o esporte incentivá-la, aumentando a quantidade de jogos internos e através de vídeos motivadores de grandes nomes esportivos, por exemplo. As famílias, como uma das grandes incentivadoras, deveriam também adquirir a prática de todos juntos iniciarem algum esporte, até mesmo como forma de interação familiar.
Dados correção tradicional
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém um pouco superficial, sem aprofundar a discussão com uma argumentação mais abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 750 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
