O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 20/08/2016
Em um meio em que as interações online perpassam as interações físicas, a prática esportiva é extremamente necessária. Uma vez que, com ela, é possível desenvolver a parte física, mental e social do indivíduo.
 Segundo médicos, exercícios físicos de forma regular melhoram o sistema cardiovascular; ajudam a combater doenças como o sobrepeso e proporcionam uma sensação de bem estar ocasionada pela liberação da endorfina. Além disto disso, a prática esportiva nos obriga, muitas vezes, a ter que tomar decisões importantes em um curto intervalo de tempo. Com isso, o atleta aprende a ter autonomia e confiança em suas ações.
 O esporte não leva em consideração a etnia, religião ou a ideologia; (,) o que promove interações sociais diversas. Pessoas tímidas aprendem a se relacionar através das práticas esportivas justamente por estarem em contanto com outras pessoas com o mesmo propósito/objetivo.
 Sendo assim, o esporte é algo que deveria ser incentivado nos pelos governos tanto estaduais quanto federais, através de práticas como a criação de locais propícios para a realização de atividades. Além disto disso, as empresas privadas poderiam, por exemplo, realizar com os funcionários atividades cardiovasculares como corridas e caminhadas, além de oferecer orientação nutricional. Isso estimularia a integração entre os setores da empresa, além de um maior bom humor dos funcionários em sua rotina de trabalho.
Dados correção tradicional
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 900 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
