Esporte,sinônimo de aprendizado e oportunidade
O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 15/08/2016
     Ao analisarmos comentários relacionados as às Olimpíadas Rio 2016, vemos que grande parte da população atribui caráter negativo ao evento, esquecendo que por trás de toda essa comemoração, o que realmente importa é o esporte. Apesar de muitas pessoas considerarem a prática esportiva apenas um passa tempo passatempo, de certo modo ela pode nos trazer grandes aprendizados e oportunidades.
Muitos especialistas recomendam a prática de esporte para crianças em fase de formação, pois colabora na construção de valores sociais e éticos, como a honestidade e lealdade, e também na socialização com os demais, fazendo com que desenvolva - se a personalidade e o caráter.
     Não sendo um fato atual, o esporte é visto como oportunidade para crianças e adolescentes de baixa renda, tendo como espelho vários atletas, como NeyMar que, quando pequeno, vivia nas periferias e hoje ocupa os gramados da seleção brasileira, (.) além disso, muitos podem ter acesso a à bolsa esporte, na qual incentiva financeiramente o atleta de baixa renda.
     Contudo, em meio ao caos diário, grande parte da sociedade faz com que o esporte seja deixado de lado, (.) como medida para resolver este impasse, é necessário que o poder municipal das diversas cidades brasileiras realizem um evento que demonstre a importância da prática esportiva e os benefícios que ela pode agregar, tanto a à saúde quanto a à vida social. Além de enfatizar a importância, o evento deve dar a oportunidade da própria prática esportiva, como método de ensino que levará as pessoas a se interessarem e quererem manter mantê-la em seu dia a dia.
Dados correção tradicional
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
