Jogos do aprendizado
O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 12/08/2016
       Mundial de Judô, Copa do Mundo FIFA: O Brasil foi presenteado com megaeventos esportivos na última década. As olímpiadas Rio 2016 chegou chegaram para tornar colocar a cereja do bolo e trazem consigo não somente espetáculos plásticos, mas também a questão reflexiva do real aprendizado fornecido pela prática esportiva.
       Encaminhando a performance atlética para segundo plano, deve-se atentar para a carga educacional advinda do esporte. Valores filosóficos quanto a à ética entre esportistas, bem como o companheirismo e “espírito de equipe” são extraídos do desporto. Até em esportes individuais, o atleta tende a criar um vínculo de respeito e buscar uma interação social- e por vezes inibir a timidez- para com o professor orientador.
       Este benefício psicológico é visto também em seu caráter reformulatório, no que tange ao âmbito social. A atração pelas atividades esportivas repele as chances do jovem de adentrar na esfera criminosa, pois os valores extraídos deste destas o forma um cidadão moral e ético, além de propiciar alguma renda por intermédio do investimento de empresas privadas, ONG’s e Estado.
       Além disso, o desporto proporciona melhorias quanto a à condição física e mental. Não somente estre previne sedentarismo, doenças coronarianas e cardíacas, como também estimula o sistema neural a liberar endorfina, a qual aumenta o bem-estar pessoal e diminui as chances de originar-se uma depressão.
       Fica evidente, portanto, o aprendizado quanto aos valores morais, benefícios sociais e físico-mentais extraídos da prática esportiva. O Estado, em parcerias com entidades e empresa esportivas, deve fomentar a prática de esportes desde a base juvenil, por meio da valorização da Educação Física,  nas ementas escolares, enaltecendo o profissional da área, bem como o Ministério da Infraestrutura e Esporte (deve) investir no planejamento e construção de centros esportivos e de lazer, para que a comunidade civil obtenha hábitos saudáveis. Além do mais, é preciso que o governo federal brasileiro ofereça um orçamento mais abrangente maior quanto a bolsas-esportes, para que assim haja atração dos jovens no que tange ao envolvimento esportivo e enfraqueça a cooptação juvenil para ações ilegais.
Dados correção tradicional
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero, ao emprego da crase, à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 750 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
