Qual o seu passatempo? *
O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 07/08/2016
    Caça, pesca e proteção são atividades de sobrevivência que os ancestrais ensinaram ao homem moderno, como: pensar, correr, pular, subir, saltar, bater e nadar. O jovem tem uma explosão de energia física que o tempo e a experiência acabam moldando para maior eficiência com menor desgaste físico.   A evolução da sobrevivência é o esporte para garantir saúde ao praticante.
    Phelps e Bolt são atletas badalados pelo alto desempenho no esporte com muitas medalhas, este pela corrida e aquele pela natação.   Estes esportes individuais são mais fáceis de preparar e geram alguns benefícios: ajudam na postura, melhoram a coordenação motora, reflexos mais rápidos e aumentam o nível de concentração.
    No Brasil, o esporte mais popular é o futebol de campo    que junta várias habilidades: correr, pular e bater*.   Para organizar aquela atividade, é preciso seguir as regras de convivência com respeito à equipe e ao próximo, um dos mais difíceis porque todos devem estar sintonizados para ganhar do time oposto.
    Halterofilismo mental deveria ser o nome do xadrez, porque o número de combinações passam da casa dos milhões.  Esporte pouco estimulado, não há incentivo das escolas por essa prática esportiva.   Estimular esta modalidade ampliará o leque do Brasil  dos esportes olímpicos.
    Há naturalidade na prática do esporte de esportes que podem ser fáceis, como os individuais, e os coletivos são mais complexos, porém, toda regra tem sua exceção, que é o xadrez um esporte individual que exige máxima concentração e inúmeras combinações de jogadas.   Os esportes são benéficos nas habilidades manuais e mentais, qual deles é o melhor? 
 
Dados correção tradicional
* Não seria chutar?
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Os exemplos são válidos, mas é possível desenvolver uma argumentação que seja mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 750 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
