O esporte é um aliado a educação*
O que podemos aprender com a prática esportiva?
Enviada em: 06/08/2016
Podemos dizer que o esporte é um tipo de suporte educativo, pois nele aprendemos a ter disciplina, ter uma boa relação social e ainda ganhamos saúde e mais disposição para realizarmos nossas obrigações diárias.
     Uma criança que cresce dentro do esporte, sem dúvidas ela se tornará um cidadão de bem, que sabe respeitar e cumprir seu dever dentro da sociedade, pois ela foi instruída para obedecer normas, dialogar e sempre respeitar o próximo. Por isso da importância dos projetos educativos que existem ou deveriam existir nas cidades e, principalmente, nas periferias, onde os jovens ficam propensos a à ilusão do dinheiro fácil que o tráfico sugere.
     Noticiários mostram a realidade de ter uma vida sedentária, a obesidade, o stress, doenças cardíacas, todas elas são causadas pela falta de atividade física e uma má alimentação. Para diminuir esses riscos, o aconselhável é aderir a uma alimentação saudável, associada a uma atividade, seja um esporte ou caminhada sendo que, praticados continuamente, pode se adquirir um bom funcionamento do corpo e da mente.
     Portanto, podemos perceber claramente os benefícios que a prática esportiva pode trazer tanto para o corpo, quanto para o convívio social de um ser humano. O problema é que muitos, já estão acostumados a uma vida sedentária e nada fazem para mudar isso, o que é bastante preocupante,  por isso da importância de expor e incentivar nossos jovens a buscarem uma vida saudável para diminuir as chances de, futuramente, ser um prisioneiro do seu próprio corpo.
Dados correção tradicional
* O esporte é um aliado na educação
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à regência verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, porém é possível aprofundar um pouco mais na discussão sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
