Armas :ter ou não ter?Eis a questão
Porte de armas pela população civil
Enviada em: 20/07/2016
  Todos sabem que em nosso país ,há tempos observa-se ,o crescente aumento de violência,ocasionando uma discursão discussão,à respeito do porte de armas pela populaçao civil,como meio de proteção pessoal e coletivo.
  Alguns argumentam que ,é possivel que as armas tenham um efeito ambivalente  -aumentem e ao mesmo tempo diminuam a violência , (.) um maior  porte de armas talvez faça crescer os casos de homicídio e suicídio , mas reduza a taxa de furto,latrocínio e violência contra a mulher, (.) (Os apoiadores) justificam-se pela insegurança presente nas grandes metrópoles.
  Ao se examinarem o histórico de mortes ocasionadas por armas de fogo,verifica-se que entre 1979 e 2003,acima de 550 mil pessoas morreram no país,num ritmo crescente e constante ao longo do tempo.Entre a população jovem, o Brasil apresenta a 3ª mais elevada taxa de óbitos relacionados a homicídios, (.) desse modo(,) em um país como, o Brasil(,) que apresenta índices tão alarmantes de violência relacionadas relacionados à a armas de fogo ,deve-se repensar a possibilidade de porte para civis.Deve-se exigir que o Estado cumpra o que está no texto constitucional e garanta a segurança pública ,o bem-estar e a justiça sociais .
Em virtude dos fatos mencionados(,) é inadmissivel que um cidadão de bem tenha que adquirir uma arma de fogo para garantir sua integridade ,a de seus familiares e patrimônio.
Dados correção tradicional
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 850 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
