Iniciativa popular e sua democrácia*
Projeto de lei de iniciativa popular
Enviada em: 21/06/2016
Atualmente estamos no em um país democrático(,) onde  as  pessoas  podem  se  eleger, ou seja escolhendo seus governantes, com o voto. (,) Que é o direito de todos, é com ele que as pessoas se tornam cidadão cidadãs, tendo seus direitos, e livre participação política na da população.        
Antigamente só  a minoria  tinha  o  direito  de  votar,mas na  atualidade  tudo  mudou .Agora  todos  têm  essa  participação  política. Ela é o que chamamos de  democrácia democracia. A  população  pode  participar  da  política,  e  enpondo propondo  as  leis  de  iniciativa  popular. Ou  seja,  as  pessoas apresentam  um  projeto  de  lei  na  camara  dos deputados ,que  seja  assinadas assinado por  cidadãos, e  essas  assinaturas  é devem ser distribuidas  pelo (menos por 5)  Estados  brasileiros. É a forma de planejamento da  sociedade contra vários acontecimentos na vida, que atormentam o povo.            
Além disso (São exemplos) como, o combate a à corrupção eleitoral, que é  a compra de votos, (e) a  lei  Daniella  Perez, que  trata  de  crimes  com  maior  gravidade, de intenção de matar. Por tanto Portanto, dar o direito a à sociedade  de  criar  leis, é uma  ótima  proposta, para (que) sejam implantadas outras novas práticas de iniciativa popular, poder ser que mais adiante tenha outras  formas de  combater o  preconceito racial, e o abuso  sexual.
Dados correção tradicional
* democracia
Atenção à pontuação, à concordância verbal, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém a escrita está confusa. Percebe-se que houve leitura sobre o assunto, mas é preciso organizar melhor as ideias. Além disso, não foi proposto nenhum projeto de lei de iniciativa popular, como demandado pela proposta.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 500 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
