Ser democrático: teoria ou prática?
Projeto de lei de iniciativa popular
Enviada em: 17/06/2016
O Brasil é um país ao mesmo tempo democrático e ditador, ao passo que os entraves de interesse público são decididos por poucos, ou melhor, por “líderes” que impõem o exercício de sua soberania. Dessa forma, é possível emergir iniciativas populares dentro de uma sociedade corrompida por titulações?
Em nosso país, tomando como base a educação, isto é, o alicerce para o desenvolvimento nacional, é compreensível que a população(,) a princípio, ainda possui possua baixo grau de conhecimento crítico, reflexivo e autônomo. Em vista disso, a partir de espaços de aprendizagem, a população pode fomentar ideais democráticos no próprio campo de acessibilidade a à educação básica. Pois, enquanto mantiver a disparidade denotada no Censo 2010 frente à quantidade de jovens e a oferta da educação básica, o Brasil continuará estagnado em seu processo de desenvolvimento humano.
Seguindo essa linha de pensamente pensamento, percebe-se o quanto o direito a à educação é relevante em iniciativas populares, pois, à medida que a base escolar possibilita as participações decisórias à comunidade, corpo diretivo e corpo docente, estes também extraem alianças democráticas em poderes compartilhados. Desse modo, torna viva a proposta de incentivo ao ensino, pesquisa e instrumentos políticos e práticos em projetos institucionais e legais de incentivo ao conhecimento.
Portanto, aprovando à a sociedade aplicações na educação, estas conseguem oportunizar a libertação do pensamento individual e o domínio em busca dos direitos dos cidadãos. Assim sendo, o projeto não recai apenas na teoria, mas sim, reflete na prática democrática(,) além dos muros escolares e burocráticos.
Dados correção tradicional
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar um pouco mais as características de um PL de iniciativa popular (como funciona, como pode ser proposto e aprovado). Explore melhor as possibilidades apresentadas pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
