Enem deve aceitar revisão de notas

Em 25/07/2011 18h07 , atualizado em 26/07/2011 17h37

Por Adriano Lesme
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Todo ano milhares de estudantes reclamam que tiveram a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) zerada, sem que nenhuma explicação fosse dada. Logo depois do resultado do Enem, o Vestibular Brasil Escola recebe vários e-mails por dia de estudantes querendo saber o motivo da nota da redação, os critérios de correção e como proceder para entrar com vista de prova. Infelizmente, temos que responder que não existe possibilidade de revisão da nota.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esta novela de final trágico para muitos participantes do Enem pode estar com os dias contados. Na última semana, a Justiça Federal do Maranhão deu direito aos estudantes de recorrer contra a nota da redação do Enem. A medida vale a partir da edição de 2011 e obriga o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a mostrar aos participantes a redação corrigida. Como o Inep ainda pode recorrer da decisão, é possível que as reclamações persistam no Enem 2011.

Atualmente, o Enem é usado no vestibular de várias universidades e institutos federais, muitas vezes substituindo o próprio vestibular, e é obrigatório para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e para solicitar financiamento junto ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem é a maior prova do país e milhões de pessoas dependem dele para realizar ensino superior. Sendo assim, é inadmissível que o processo de correção das provas seja tão arbitrário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todos os vestibulares aceitam a revisão das provas. Se o Enem é usado em processos seletivos, deveria haver sim a possibilidade de rever a pontuação da redação e das outras quatro provas do exame do Ministério da Educação. Os estudantes não podem ser penalizados pelo cronograma apertado ou pela falta de recursos e pessoal para cuidar da revisão de notas.

Se o Inep não tem condições de aceitar pedidos de revisão de nota, então não deveria permitir que o Enem seja usado em processos seletivos, bolsas de estudo e financiamento de mensalidades.