A melhor estratégia para a TRI no Enem

Teoria de Resposta ao Item diferencia as questões do Enem entre fáceis, médias e difíceis.

Em 19/09/2019 11h39 , atualizado em 19/09/2019 11h53

Por Oficina do Estudante
Crédito da Foto: Gabriel Ramos / Shutterstock
Crédito da Foto: Gabriel Ramos / Shutterstock
Crédito da Imagem: Gabriel Ramos Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A partir de hoje, o Oficina do Estudante será um dos colunistas do Blog do Vestibular do Brasil Escola. A cada duas semanas vamos abordar temas importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Vamos começar falando da Teoria de Resposta ao Item (T.R.I.), uma metodologia ainda confusa para muitos participantes do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Teoria de Resposta ao Item (T.R.I.) é uma ferramenta estatística muito importante, porque impacta diretamente na nota do aluno. Mas, o que ela faz? Desvenda matematicamente se o padrão de acertos do candidato na prova é coerente, dando um peso diferente para cada acerto.

Veja: Como calcular a nota do Enem

Faz isso comparando a chance de um candidato específico acertar uma questão com o grau de proficiência que ele tem nas questões como um todo. Ou seja, penaliza mais um acerto em uma questão difícil, quando o aluno errou questões fáceis, do que um acerto em uma questão fácil, quando o aluno acertou questões difíceis.

Dessa forma, ela consegue calibrar o quão provável um candidato acertou uma questão no chute, ou porque a sabia de fato. Isso porque se um aluno tem baixo domínio do conteúdo, tem também baixa probabilidade de acertar uma questão difícil e uma grande probabilidade de acertar uma questão mais fácil.

Estratégia para a TRI no Enem

A T.R.I. reflete uma estratégia óbvia para o Enem: deve-se começar a fazer a prova pelas questões fáceis, de todas as disciplinas, e ir marcando com um M, as médias, e com um D, as difíceis. Na sequência, deve-se fazer as questões médias, deixando as difíceis para o final. 

Marcelo Pavani
Professor Marcelo Pavani recomenda começar pelas questões fáceis no Enem

A exceção fica para o primeiro dia, quando há a redação. Neste dia, antes de mais nada, deve-se ler o tema e a coletânea da redação, e, só então, começar a responder as questões. 

Mas, por que isso? Porque na medida em que se vai fazendo as questões, o tema da redação vai fermentando na cabeça do candidato, e é possível que ele tenha algum insight.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atenção 

As questões difíceis não devem ser desprezadas, sobretudo para quem vai prestar um curso de alta demanda, como Medicina. É um ponto que não é pra ser jogado fora. E é justamente por isso que, quando um candidato pula esse tipo de questão, está ordenando, no tempo da prova, como vai conseguir fazê-la da melhor forma possível. 

Ao fazer as questões fáceis primeiro, poupará tempo para poder resolver as difíceis e já terá ganho os pontos advindos das fáceis e das médias.

Gostou da dica? Deixe seu comentário no final da página. Até a próxima!

*Marcelo Pavani é diretor do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas

Relacionados


Blog do Vestibular

A redação no Enem: como fazer uma redação “nota mil”?

Professora Fabiana Gomes de Camargo lista um passo a passo de como conseguir a nota mil na redação do Enem 2019. Clique e confira!
Notícias

Começam as inscrições do Enem 2019 para privados de liberdade (PPL)

O Inep abriu hoje (23) as inscrições do Enem 2019 para privados de liberdade (PPL). Prazo acaba em 4 de outubro.
Blog do Vestibular

Datas históricas em vestibulares e no Enem

Assim como ficar ligado em temas da atualidade, estar a par de datas e de episódios do passado é muito importante
Blog do Vestibular

Dicas e temas de História para o Enem 2019

Professor de História Victor Rysovas lista os temas mais importantes para a prova de História do Enem 2019. Anote, revise e arrase nas provas.
Notícias

Enem 2019: 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias de provas

O Inep divulgou hoje (19) que 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias do Enem 2019. Provas serão em 3 e 10 de novembro.
Notícias

Enem 2019: provas adaptadas serão aplicadas para mais de 50 mil participantes

O Enem 2019 vai oferecer mais de 50 mil atendimentos para os candidatos que necessitam de condições especiais para realização das provas.
Notícias

Inep aceitará identidade vencida no Enem 2019

O Inep anunciou que os participantes do Enem 2019 poderão usar documentos de identificação vencidos para a realização das provas.
Notícias

Inep anuncia data de divulgação dos locais de prova do Enem 2019

Os locais de prova do Enem 2019 já têm data de divulgação definida. Informação estará no Cartão de Confirmação de Inscrição. Provas serão realizadas em novembro.